sábado, 27 junho 2020

Está na altura de se ter uma conversa honesta sobre Saúde Mental. Sem tabus, sem receios e sem impedimentos. É importante chamar-mos todos à conversa, a sociedade, os pacientes, os técnicos de Saúde Mental, a comunicação social e o Estado. Desde já, as minhas desculpas aos meus colegas Psicólogos por não incluir os bonitos termos técnicos que nos acostumá-mos. Isto é para todos.

segunda, 01 junho 2020

This is my first text in English, in my website. I know that some foreign researches and therapists have some interest in my publications, although they can't understand the Portuguese language. In that sense, I leave you with some of my thoughts in Psychoterapy Integration, mainly integrating Hypnosis in Psychotherapy.

Hope you enjoy it!

segunda, 11 maio 2020

"A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar." Fernando Pessoa

domingo, 01 março 2020

É inevitável falar-se de cancro. É uma das doenças do século ou até antes, sendo que é algo que fica. 

Hoje gostaria de deixar algumas reflexões sobre o quão impactante pode ser viver com esta doença.

sexta, 21 fevereiro 2020

"Há um tempo em que é preciso recosturar, reformar, reavivar as nossas roupas usadas que tanto nos deram alegria quando novas e que hoje apesar de gastas continuam quentes, macias e confortáveis porque possuem o formato do nosso corpo. Não devemos esquecer nossos antigos caminhos só porque achamos que nos levam sempre aos mesmos lugares, devemos aproveita-los para encurtar a distância que nos levam a novos.
É tempo de travessia: temos que ousar em fazê-la para nunca ficarmos a margem de outros." (Fernando Pessoa).

quarta, 25 dezembro 2019

É provável que esteja a ver este texto em casa ou noutro local qualquer. E porque sei eu disso? Porque vivemos On-Line. E não existe nada de mal nisso, é o acompanhar da evolução da sociedade. Porém, o que acontece quando se torna difícil diferenciar o Virtual do Real? E será que queremos mesmo isso?

domingo, 03 novembro 2019

Sempre fui apologista da prática que se uma pessoa não tem nada de importante para dizer, o silêncio poderá falar mais alto. No misto do meu silêncio, algumas reflexões foram surgindo e hoje gostaria de partilhar uma delas. Gostaria de partilhar as minhas reflexões sobre o relações onde somos consumidos pela forma como nos abrimos à experiência do Outro.

terça, 03 setembro 2019

Já olhou para o seu número de likes do Facebook? Ou talvez para aquela foto no Instagram! Certamente que já colocou aquela frase inspiradora e motivacional no seu perfil! Ou pelo menos a sua foto no ginásio, a mostrar os resultados do seu treino! Mas aposto que ainda passou sem fazer os seus 3 ou 4 stories diários! A grande pergunta é se sempre fizemos tudo isto antes ou se as redes sociais e sociedade exercem tal pressão e controlo?

quarta, 21 agosto 2019

Neste conjunto de textos, é o meu objetivo expor os principais modelos de Psicoterapia de modo a que possa conhecer melhor que tipo de ajuda poderá ser melhor para si. Queria apenas deixar claro que não é a minha intenção tornar estes textos muito sofisticados com termos técnicos complexos. A ideia é dar um contexto histórico, as suas principais características e evoluções. Neste texto, vamos falar sobre a Terapia Cognitiva.

quinta, 15 agosto 2019

Neste conjunto de textos, é o meu objetivo expor os principais modelos de Psicoterapia de modo a que possa conhecer melhor que tipo de ajuda poderá ser melhor para si. Queria apenas deixar claro que não é a minha intenção tornar estes textos muito sofisticados com termos técnicos complexos. A ideia é dar um contexto histórico, as suas principais características e evoluções. Neste texto, vamos falar sobre Terapia Comportamental.

domingo, 11 agosto 2019

Neste conjunto de textos, é o meu objetivo expor os principais modelos de Psicoterapia de modo a que possa conhecer melhor que tipo de ajuda poderá ser melhor para si. Queria apenas deixar claro que não é a minha intenção tornar estes textos muitos sofisticados com termos técnicos complexos. A ideia é dar um contexto histórico, as suas principais características e evoluções. Neste texto, vamos falar sobre a Terapia Existencial.

domingo, 28 julho 2019

Neste conjunto de textos, é o meu objetivo expor os principais modelos de Psicoterapia de modo a que possa conhecer melhor que tipo de ajuda poderá ser melhor para si. Queria apenas deixar claro que não é a minha intenção tornar estes textos muitos sofisticados com termos técnicos complexos. A ideia é dar um contexto histórico, as suas principais características e evoluções. Comecemos pela Psicanálise.

segunda, 08 julho 2019

Em que acredita? Todos nós acreditamos em algo, certo? Procurar um sentido… A forma como acreditamos e o que acreditamos é importante. Em que sentido? Perceber como a crença é importante pode ajudar.

quarta, 19 junho 2019

Apesar de estarmos em pleno século XXI, numa era em que a informação está na palma da mão, o papel do Psicólogo ainda é coberto de mitos e alguma desinformação. Afinal o que é um Psicólogo? Qual a sua importância?

sexta, 07 junho 2019

Num mundo cheio de Auto-Ajuda, Curas Definitivas, Gurus cheios de Sabedoria, alguma vez ponderou que a única coisa que faz sentido é você ser o(a) determinante de si próprio(a)? Em vez de servir outro Mestre, que tal você ser o Mestre de Si Próprio?

segunda, 27 maio 2019

Quando procura ajuda, tem a certeza que sabe em que mãos se está a colocar? E que intervenções são mais importantes? Será que todos os "profissionais" podem fazer aquilo que publicitam? Talvez o futuro nos reserve a resposta!

terça, 14 maio 2019

Lanço-lhe um desafio… Quantas vezes é que você consegue ouvir-se a si próprio? Dá-se conta dos pensamentos que lhe passam pela mente? Ou talvez tenha consciência das sensações do seu corpo, à medida que foca a sua atenção? Ou talvez seja tão difícil para si já que a sua mente, o seu corpo e a sua atenção estão cheios de ruido? E não será isso que a atual sociedade pretende?

domingo, 28 abril 2019

É impressionante a quantidade de frases inspiracionais que conseguimos encontrar na net, em particular nas redes sociais. Apesar de terem diferentes autores, quase todas essas frases têm algo que as liga: Temos de Pensar Positivo para sermos felizes! E o resto das emoções? Onde ficam elas?

quarta, 17 abril 2019

Surge-me à mente duas obras distintas. A primeira é o autêntico tratado da política obscura e de cortar o pescoço, "O Príncipe" de Niccoló Machiavelli. É impressionante como um texto escrito no Séc. XVI ainda é tão citado e tão atual nos meandros dos jogos políticos, como obter uma vantagem sobre o outro, ao mesmo tempo que lhe sorrimos. A segunda obra "A Arte da Guerra" de Sun Tzu, a autêntica estratégia de guerra de como obter a supremacia até antes de se entrar no campo de guerra. Tão popular que foi adaptada à gestão e organizações. O que é que isto tem haver com o mundo da Saúde e da Saúde Mental, em particular? Tudo!

terça, 09 abril 2019

Já se deu conta da quantidade de páginas que um "especialista" tem? Parece quase interminável! E melhor do que isso, a maior parte desses gurus motivacionais e do desenvolvimento pessoal parecem ter exatamente as mesmas "ferramentas". Mas afinal, interessa assim tanto ter muita coisa? Ou será que o que faz a maior diferença está no seu uso?

sexta, 22 março 2019

Bem vindos ao combate do século! Se tivéssemos em Las Vegas, provavelmente teríamos a produção de Don King. Num canto, temos o "Hipnoterapeuta", o suposto especialista em Hipnose que promete a cura milagrosa. No canto oposto, temos o Psicoterapeuta, o profissional se saúde mental credenciado que passa anos a apurar a sua arte. Quem terá direito ao titulo de vencedor absoluto?

quarta, 20 fevereiro 2019

Sei que poderá ser um "cliché" e que todos têm uma palavra a dizer na atualidade das relações, sobretudo na violência doméstica. Não obstante, aqui fica a minha visão sobre o tema, com especial relevância no contexto de intervenção.

quinta, 29 novembro 2018

Tenho a certeza que já reparou em consultas e formações a “preço da chuva”. Promessas de autênticos milagres, a nível “low-cost”. E só nessa dinâmica é que decide investir na sua saúde e formação. Mas será que isso é mesmo viável? Ou é um investimento que poderá sair ainda mais caro?

segunda, 19 novembro 2018

Como sabe que vai ser hipnotizado? Que sinais é que espera que aconteça? Uma sensação de flutuação no ar? Uma alteração de estado de consciência? Ou talvez nada disso! O que sabe é que Hipnose ocorre quando fecha os olhos, certo? Mas será isso uma condição obrigatória? Ou será que pode ser hipnotizado de olhos abertos e sem necessidade de relaxar?

sexta, 02 novembro 2018

Penso que não vale a pena extender-me na introdução deste artigo. Todos nós sabemos a realidade do Cancro! Vamos falar de que forma Psicoterapia pode auxiliar no combate a esta doença!

sexta, 19 outubro 2018

Tenho a certeza que já ouvi a expressão: "Homens não choram!"... "Temos de ser fortes!"... "Chorar é para meninas!" Poderíamos continuar com estas e mais expressões. O que faz reter as emoções? O que pode fazer a libertação emocional? Hoje gostaria de reflectir sobre o papel das emoções, em Psicoterapia.

segunda, 08 outubro 2018

Tenho a certeza que já viu esta frase antes. Aliás, até pode ser usada como um slogan! Mas será que já parou para se perguntar o que realmente significa? E qual o seu impacto? 

quinta, 27 setembro 2018

Já pensou no seu ritmo? No ritmo a que consegue aprender? No ritmo que consegue realizar as suas tarefas? Até mesmo no ritmo a que a vida o leva a viver? Hoje gostaria de falar sobre o ritmo da Terapia.

segunda, 24 setembro 2018

Recordo-me vivamente ser questionado, num curso de Hipnose, sobre o uso de Hipnose para recuperação de memórias, num caso em que a pessoa foi atacada. Na altura, mostrei-me cauteloso a responder, assim como me mostro cauteloso sobre Hipnose Forense. Esta área de aplicação é assim tão complexa? Ora vejamos!

quinta, 13 setembro 2018

Até que ponto Hipnose e PNL têm um lado negro? Será que todos os praticantes são justos? E se não forem, quem podemos recorrer para a nossa protecção? E a pergunta mais assustadora de todas: será que nós estamos sempre no comando de todas as decisões que tomamos??

terça, 11 setembro 2018

Não é invulgar que elogie as mudanças dos meus clientes, dando o devido mérito. Quantos de vós recebem esses elogios, quando procuram ajudam? Quantos colegas os dão, quando os vossos clientes atingem os seus objectivos? O sucesso é medido só pela eficácia do terapeuta? Ou o cliente tem uma maior parte, do que realmente acha que tem?

quinta, 30 agosto 2018

Já teve a sensação de ser um "pássaro preso numa gaiola"? Olhar para todos os lados e não ver uma porta? Chegar a m ponto em que sabe que tem de fazer algo, mas não consegue ver o quê? Podemos atribuir um de muitos significados a esta situação: Perspectiva!

quinta, 16 agosto 2018

Imagino que, a dada altura da sua vida, possa sentir-se como se estivesse dentro de uma caixa. Uma caixa fechada e obscura. À medida que o tempo vai passando e você vai ficando nessa caixa, a pouca luz que ia iluminando o seu caminho vai desaparecendo. Nessa situação, parece que o seu único pensamento se foca na situação em que se encontra. Resta a pergunta: Será que não existe MESMO nenhuma saída??

quinta, 09 agosto 2018

Se for um alguém que tem formação em Hipnose, se já leu sobre Hipnose ou se já andou a investigar o Youtube sobre videos de Hipnose, o termo Indução de Dave Elman não será de todo estranho. Aqui fica um breve resumo de quem foi Dave Elman e do seu impacto no mundo da Hipnose.

quinta, 02 agosto 2018

Imagine que está a preparar-se para um exame ou algum momento importante da sua vida profissional e/ou académica. Os minutos aproximam-se e repara que o seu batimento cardíaco aumenta. A cinco minutos de começar, você começa a suar. A dois minutos de começar, você não consegue parar de se mover, de um lado para o outro. No momento em que começa, você sente-se bloqueado, como se não conseguisse pensar. Quando termina a tarefa, você sente-se como se levasse uma valente tareia. Isto tem um nome... Ansiedade! E agora pergunta: Isso é mau, certo? Como é que se cura??

quinta, 26 julho 2018

Gostaria de aprender Hipnose, mas não sabe qual a melhor forma? Pensa regularmente como seria fazer o mesmo que alguns dos seus ídolos? Pondera o uso de Hipnose, para aumentar a sua eficácia terapêutica? Tem dúvidas sobre qual o estilo de Hipnose a aprender? Tudo isto e mais sobre como aprender Hipnose e o segredo para ser um bom "Hipnoterapeuta"!

quinta, 19 julho 2018

Imagine a seguinte situação: numa mesma mesa encontra-se um Psicanalista, um Existencialista e um Cognitivista. Após a apresentação da história de uma pessoa, cada um destes profissionais prontificou-se a explicar o funcionamento da pessoa, com base em cada um dos seus modelos. Finalmente, quando a pergunta sobre qual o modelo será mais eficaz, cada um destes senhores "atira-se à garganta" de cada um! Cada um diz que o seu é melhor e maior!! Será mesmo assim?

sexta, 13 julho 2018

Neste texto, gostaria de abordar a minha opinião sobre a forma como Hipnose é tratada, em termos de marketing e serviços e, especialmente, na responsabilidade que profissionais de saúde têm em permitir que certas coisas que não deveriam acontecer, estejam a acontecer.

quinta, 05 julho 2018

Uma pessoa entra no seu espaço. A sua história, tal como muitas, é de contrariedades e sofrimento. As opções não são muitas e o caminho parece toldado. A pessoa que lhe chega deseja uma mudança. Há medida que o processo avança, parece que existe uma evolução. Um sinal de esperança num caminho cheio de obstáculos. Num movimento mais rápido que o pensamento, a pessoa recua. A mudança parece então tornar-se tão distante. A pergunta coloca-se... O que poderá ter acontecido? O que poderá ter feito com que a pessoa recuasse, no seu processo?

terça, 26 junho 2018

Quais são as suas preferências num Psicoterapeuta? Prefere uma pessoa muito ornamentada ou simples? Prefere alguém que seja um companheiro de viagem ou um chefe? Ou talvez prefira alguém que o/a "coloque em Hipnose" em 45 segundos ou ajude-o a experienciar a fenomenologia da Hipnose, a seu tempo? No fundo, a questão que coloque é: Prefere uma Hipnose Clínica como uma forma de arte, ou um espectáculo visual?

domingo, 10 junho 2018

Você chega a um espaço de um "hipnotizador", na esperança que Hipnose possa resolver o seu problema. Após 20, 30 ou 40 minutos de conversa, é pedido à pessoa que passe para uma cadeira diferente. Ao ouvir as palavras e os vários sons, você fecha os olhos e começa a fazer respirações mais profundas. Depois de 15 ou 20 minutos, você começa a sentir uma alteração no seu nível de consciência. A pergunta que se coloca é: Isto é sempre assim? Hipnose precisa de rituais?

segunda, 04 junho 2018

Nesta reflexão, apresento algumas sugestões de pontos importantes a ter em conta, quando estrutura as suas intervenções. Aqui poderá encontrar sugestões para intervenções com e sem Hipnose. Importa referir que sugiro pontos para intervenções individuais. Intervenções Sistémicas e de Casal ficarão para uma nova oportunidade.

sábado, 26 maio 2018

Um dia acorda, após um sono pouco tranquilo. À sua mente chegam imagens que não param, como se fosse um filme em loop. Não é uma comédia, é mais como se fosse um filme de terror. Um filme que retratar algo feliz que viveu, rapidamente tornando-se num ciclo de sofrimento. Você quer seguir em frente, mas é como se existe-se uma força que prende a este momento. A ideia que lhe passa pela cabeça é só uma: Esquecer! Será mesmo possível? Qual a alternativa?

sexta, 18 maio 2018

Imagine um possível cenário, mais ou menos assim. Numa primeira sessão, chega um cliente novo, alguém que você nunca conheceu antes. Começa a falar com a pessoa, de modo a perceber o que se passa, qual será a sua história e de que forma poderá ser útil. A dada altura, a pessoa a falar consigo como se domina-se a linguagem técnica da sua profissão. Se fosse um colega de profissão, seria perfeitamente natural que o fizesse. Mas não! A pessoa insiste que sabe o que se passa consigo e espera que você faça a sua intervenção com base nessa "certeza"! O que fazer?

sexta, 11 maio 2018

Proponho que imagine esta situação. Você vive uma vida cuidada, normal e sem grandes complicações. Pode até ter a família que sempre desejou. Num determinado momento, um membro da sua família precisa de ajuda, por doença grave. A sua vida pode alterar. Num piscar de olhos, é colocada a escolha de ter de cuidar de quem já cuidou de si. A situação extende-se por anos. A sua energia começa a diminuir. Pode até passar-lhe pela cabeça que você só quer que esta situação acabe. E agora? Quem pode cuidar de si?

sábado, 05 maio 2018

O que acontece quando o terapeuta não é suficiente? O que acontece quando o terapeuta adoece? O que acontece quando o terapeuta passa a ser o cliente? Vamos pensar sobre a necessidade do terapeuta ser ajudado.

sábado, 05 maio 2018

Milton Erickson é considerado, por muitos, o pai da Hipnose Moderna. As suas ideias e a sua forma pouco ortodoxa de fazer Hipnose e Psicoterapia trouxeram revoluções e novos princípios que, nos dias que correm, são mantidos, divulgados e incentivados por Ericksonianos. Vamos dar uma vista de olhos ao "tailoring" e ao principio de utilização.

domingo, 29 abril 2018

Imagine uma pessoa jovem em baixo, devido às vicissitudes da vida. Passa um, dois, três meses e parece que não há melhorias. Algumas pessoas que a rodeiam dizem que é apenas uma fase..."Vais conseguir ultrapassar isso". Ou ainda "Deixa-te lá disso, vá!". O tempo vai passando e a pessoa pensa em pedir ajuda. Mas se comenta com alguém, ainda pode levar com a frase: "Vais a um psicólogo? Mas tu estás maluca!?". Este ainda é o estigma da saúde mental, em pleno século XXI

sexta, 20 abril 2018

Diz o povo que as crianças de hoje serão os adultos de amanhã. Se pensarmos nisto, torna-se importante que olhemos para a promoção e prevenção da saúde das nossas crianças, passando pelo lado físico mas também psicológico. Hipnose terá alguma palavra a dizer sobre isto? E se sim, que palavra será?

sábado, 14 abril 2018

Para um terapeuta, por vezes pode encontrar aquele cliente que começa a aproximar-se fisicamente. Talvez até faça movimentos para tocar. O conteúdo das conversas pode começar a ser muito erotizada. Para um cliente, por vezes pode sentir as palavras do terapeuta a envolver de forma diferente. Talvez até criar a imagem que pode ser o seu rochedo, nesta nova viagem. E que poderá contar com o terapeuta para tudo! Mas vá, será que isto acontece mesmo!? Existe sedução em terapia?


ASSINE NOSSO EBOOK!
É GRATUITO

Os seus dados serão utilizados unicamente para receber novidades nossas. Não serão divulgados.