Artigos

Consultou o Facebook, o Linkedin e motores de busca. De repente, dá de caras com duas ofertas sobre Psicologia e Hipnose, da MIndfull. É verdade que são cedo na temporada e portanto, pensando em investimento, você coloca as seguintes questões: afinal, de que se trate e valerá a pena?

Para muitos, a entrada de Setembro representa o final de uma época de férias, para uns, ou mesmo um merecido descanso, para outros. Para aqueles que voltam, Setembro será o inicio de uma conjunto de novas oportunidades e, pensando nessa perspetiva, surgem duas propostas da Mindfull. É a minha intenção explorar convosco estas propostas, no sentido do que são e o seu valor.

A primeira proposta que lanço dá pelo nome de A Psicologia Para Quem Não é Psicólogo. O que é esta proposta? Esta formação de 4 dias propõe expor e explicar o mundo da Psicologia, em todas as suas vertentes e as suas ligações com outras áreas, como a Psiquiatria. A Psicologia é uma área relativamente recente, em comparação com a Medicina, Filosofia ou mesmo Antropologia. Na sua curta existência, é uma área que sofreu grandes alterações sempre em função do seu objeto de estudo, o ser humano. Contudo, por mais informação que haja, a Psicologia ainda se recente de estigmas e informações incorretas e isso tem influência na opinião de quem não está dentro da área da Psicologia. Desse modo, há que surgir a necessidade de explicar e clarificar o que é a Psicologia, para que serve, o que pode fazer pelas pessoas e quem pode recorrer.

Tirando a disciplina de 12º Ano, o mercado oferece poucas alternativas para oferecer ao público, sobre o mundo da Psicologia, fora o ensino superior, claro. E mesmo o que existe, em comparação com o programa da formação da Mindfull, não é tão abrangente em termos de informação, é necessário um maior investimento financeiro e temporal. Nesse sentido, quem são os destinatários desta formação? De uma forma geral, todos aqueles que não sejam Psicólogos ou que não estejam ligados às temáticas da Psicologia. Em particular temos, por exemplo, pessoas que estão a ponderar ser Psicólogos e querem descobrir mais, pessoas que procurem melhor o seu entendimento sobre a mente e as relações humanas, todas as pessoas que não tenham a certeza se um Psicólogo seria adequado para ajudar nas suas necessidades, etc.

A formação é dada por mim, Pedro Ribeiro, um Psicólogo com experiência académica e profissional certificada, ao longo de 4 dias. A escolha pelos fins-de-semana foi uma preocupação tida para as pessoas, cuja semana é muito preenchida pelas suas responsabilidades familiares, sociais e profissionais. Os temas passarão por todos os pontos do programa, ao qual pode ser consultado nas redes sociais e no site da Mindfull, havendo sempre a abertura para novas propostas, dentro da natureza do tema. A forma como a formação irá decorrer é, sobretudo, expositiva, como o tema pede, com auxilio a apresentações de PowerPoint e análise de videos, com o objetivo de promover um ambiente de troca de ideias e de crescimento. Juntamente com estes meios, todas as pessoas terão direito a um manual da informação, onde todos os temas estarão rigorosamente explicados, para melhorar o processo de aprendizagem. Finalmente, algo único comparado com outras ofertas, a Mindfull propõe dar o acesso às apresentações, em altura indicada.

Passando da Psicologia para Hipnose, esta proposta é original, face ao que existe no mercado. Isto porquê? Esta formação, de 2 dias, é centrada na especialização de uma das áreas essenciais do process de Hipnose, a Indução Hipnótica. A escolha prendesse pela importância da Indução, como um dos primeiros passos de ums sessão de Hipnose e porque existe uma lacuna de ensino, em muitas das formações em Hipnose, no sentido de só capacitarem a pessoa num estilo de Indução. Na perspetiva integrativa da Mindfull, tem que existir uma adaptação do terapeuta às características particulares de cada cliente. Como tal, quanto mais alternativas técnicas o terapeuta tiver, maior será a probabilidade de eficácia das suas intervenções.

Continuando no aspeto inovador, todas as técnicas ensinadas serão devidamente adaptadas para o contexto clínico, algo que algumas formações não se preocupam. Nesse sentido, esta é uma formação destinada a terapeutas, para o contexto terapêutico. Embora a experiência prévia em Hipnose seja importante, considero que esta formação poderá ser uma boa entrada para quem procura perceber se Hipnose poderá ser uma boa estratégia terapêutica que pode utilizar, na sua prática.

Também eu, Pedro Ribeiro, darei esta formação, transmitindo a minha experiência prática em Hipnose Tradicional e Hipnose Ericksoniana. Construindo um ambiente de aprendizagem e crescimento, a exposição passará por apresentações em PowerPoint, exercícios, análise de videos, demonstrações e treino de todas as técnicas ensinadas. Para acompanhar a sua aprendizagem, terá ainda acesso a um manual da formação, explorando rigorosamente todos os aspetos do tema e ainda o acesso às apresentações em PowerPoint.

Todas as informações sobre as formações estão disponíveis nos eventos da página do Facebook e Linkedin da Mindfull, no meu perfil profissional (Pedro Rodrigues Ribeiro) e no site da Mindfull (https://www.mindfull.pt). Estamos abertos a todas as questões que poderá ter, tendo sempre o espirito de comunicação entre nós e você.  

Sinta que possa falar connosco, pois nós estamos aqui para falar com você.

8/08/2017

Pedro Ribeiro

 

 


ASSINE NOSSO EBOOK!
É GRATUITO

Os seus dados serão utilizados unicamente para receber novidades nossas. Não serão divulgados.