Artigos

Se for um alguém que tem formação em Hipnose, se já leu sobre Hipnose ou se já andou a investigar o Youtube sobre videos de Hipnose, o termo Indução de Dave Elman não será de todo estranho. Aqui fica um breve resumo de quem foi Dave Elman e do seu impacto no mundo da Hipnose.

O século XX mostrou ser uma era interessante para o mundo da Hipnose. Novas teorias eram formuladas, antigos paradigmas eram deitados por terra e novas formas de integrar Hipnose em Psicoterapia foram acontecendo. Este século também marcou a influência de Milton H. Erickson, psiquiatra americano e considerado o pai da Hipnose Moderna, por muitos. Se quiser saber mais sobre Erickson, sugiro dois textos anteriores, onde descrevo a sua história e o seu pensamento, relativamente a Hipnose. 

Por maior que fosse a sombra de Erickson, este não foi o único a deixar a sua marca, neste século e no mundo da Hipnose. Outro nome relevante, especialmente na Hipnose Clássica deixou o seu legado, em simultâneo com Erickson. Essa pessoa foi Dave Elman.

Antes de explorar o impacto que Dave Elman deixou e, para que possa compreender porque o seu nome pode ser muito ou pouco reconhecido, fica aqui um resumo da sua vida.

Nascido em 1900, no estado Sul de Dakota nos Estados Unidos, David Kopelman foi o filho de duas pessoas empreendedores. A sua família detinha negócios, especialmente na área têxtil, fazendo com que se mudassem, pelo menos duas vezes, num espaço de 6 anos. 

O seu pai, Jacob, contraiu cancro quando Elman era bastante novo. Devido aos poucos avanços médicos que existiam na época, em relação ao cancro, este espalhou-se rapidamente, ameaçando a vida de Jacob. Ao longo do período da doença, Jacob iria recorrer as serviços de um Hipnotista. O objectivo seria utilizar Hipnose como forma de gerir a dor que os tratamentos e o cancro causaram. Os resultados viriam a beneficiar o tempo de qualidade que Jacob passaria com o seu filho, acabando por falecer em 1908.

O impacto que esta experiência teve em Elman fez com que estudasse intensamente técnicas de Hipnose. Nesta altura, Hipnose estava fortemente associada a artistas de palco e espectáculos, sendo que Elman iria aprender o estilo tradicional, directo e autoritário de Hipnose. 

Em 1922, Elman iria juntar-se ao Circo de Vaudeville. Nesse período, iria adoptar o nome de Dave Elman, considerando que era mais espectacular e mais breve, em comparação ao seu nome verdadeiro. Elman ficou conhecido como o "Hipnotista mais Novo e Rápido do Mundo", realizando rotinas onde hipnotizava pessoas com uma enorme rapidez e profundidade. Ao mesmo tempo, o seu amor por música fez com que tocasse saxofone com artistas de Blues. 

O seu desejo para entrar no mundo da música fez com que, em 1937, Elman conseguisse um trabalho na rádio. A premissa deste programa seria Elman apresentar um programa onde pessoas normais, com profissões pouco usuais, eram convidadas para falar sobre o que faziam.

Numa dessas edições, um Hipnotista foi convidado a falar e demonstrar Hipnose, no programa de rádio. Na altura, alguns programas de rádio eram gravados em directo, de modo a captarem o som real de plateias. Durante esse programa, Elman percebeu que os seus conhecimentos e a sua experiência em hipnotizar pessoas suplantava a performance do seu convidado. 

Incentivado pela sua esposa, Elman acabou por sair do programa de rádio e dedicou-se a ensinar Hipnose a médicos e dentistas. A premissa de Elman é que Hipnose era uma ferramenta importante que poderia auxiliar uma consulta médica, apesar do pouco tempo que cada profissional tinha (e ainda tem!) com o paciente. 

Todo o trabalho relevante de Elman iria ser reunido num clássico "Findings in Hypnosis", mais tarde reformulado no tão popular "Hypnotherapy". Elman viria a falecer em 1967, vitima de ataque cardíaco.

Embora já tenham passado muitos anos, a influência de Elman perdurou. O seu filho, o Coronel Larry Elman é o actual responsável pelo Dave Elman Institute, dedicando a ensinar e partilhar a visão de Elman, juntamente com a sua esposa Cheryl. 

Um dos mais famosos alunos de Elman, o recém falecido Gerald Kein, elevou ainda mais Hipnose e o estilo clássico de Elman. Kein foi o responsável pelo surgimento dos Institutos Omni, dedicados a ensinar Hipnose, na perspectiva clássica de Elman e Kein. 

Talvez um dos marcos de Elman tenha sido algumas das suas mais famosas induções. Entre elas, a mais destacada e ensinada é a chamada Indução de Dave Elman

Esta indução parte dos princípios de fraccionamento e de profundidade do estado de Hipnose. Fraccionamento é o processo ao qual a pessoa é, repetidamente, hipnotizada e trazida ao nível de vigília. Este movimento faz com que a pessoa aceda ao estado mais rapidamente e, de cada vez que acede, atinge um maior nível de profundidade. Elman percebeu este principio através do trabalho de Bernheim, encontrando uma forma de adaptar o principio numa indução que permitisse um nível profundo de Hipnose, em poucos minutos. 

Elman considerava isto um processo, atingido por tentativa e erro. Embora a Indução de Elman seja ensinada de uma forma guionizada, ela pressupõe fases:

- Catalepsia dos Pequenos Membros Musculares;

- Fraccionamento;

- Catalepsia dos Grandes Membros Musculares;

- Amnésia.

Para Elman, o sucesso em todas estas fases é essencial para que um nível profundo de Hipnose seja atingido. Tal é feito com recurso a relaxamento, sugestões directas e sugestões de desafio (Tenta e vai ver que não vai conseguir!). A importância de perceber a Indução de Elman como um processo é poder adaptar as etapas, respeitando os princípios e fases. 

Embora esta indução seja repleta de linguagem directa e autoritária, outros autores apresentaram as suas sugestões da Indução de Elman com uma linguagem mais permissiva, estilo Ericksoniano. 

Dentro do que são as ofertas actuais de cursos de Hipnose, o estilo clássico de Hipnose é muito relacionado com Dave Elman e o seu trabalho.

Assim como as Abordagens Ericksonianas, o estilo de Dave Elman pode produzir bons resultados, para determinados clientes em determinados contextos.


ASSINE NOSSO EBOOK!
É GRATUITO

Os seus dados serão utilizados unicamente para receber novidades nossas. Não serão divulgados.