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Neste conjunto de textos, é o meu objetivo expor os principais modelos de Psicoterapia de modo a que possa conhecer melhor que tipo de ajuda poderá ser melhor para si. Queria apenas deixar claro que não é a minha intenção tornar estes textos muito sofisticados com termos técnicos complexos. A ideia é dar um contexto histórico, as suas principais características e evoluções. Neste texto, vamos falar sobre Terapia Comportamental.

Gostaria de puxar a vossa atenção para dois aspetos que serão importantes para descrever a evolução da Terapia Comportamental. Esses aspetos serão então a passagem para a Psicologia Experimental e a Teoria da Aprendizagem. 

Um dos grandes avanços e marcos da Psicologia foi quando medidas de avaliação objetivas puderam ser criadas, de modo a serem medidas variáveis psicológicas e respostas fisiológicas. Vários laboratórios surgiram, impulsionados pela Revolução Industrial e os avanços científicos que foram vindo a surgir. Aquele que é visto como o primeiro foi o Laboratório de Leipzig, criado e gerido por Wilhelm Wundt em 1879. Não só os trabalhos de Wundt foram cruciais para aproximar a Psicologia como uma ciência, afastando de alguns princípios da Filosofia, como alguns dos alunos de Wundt expandiram a Psicologia Experimental criando laboratórios científicos nos seus países de origem, muitos deles associados a universidades.

Leipzig tornou-se um centro de aprendizagem para vários investigadores. Entre eles, Ivan Pavlov, considerado um dos mais célebres fisiologistas de sempre. 

Nascido na Rússia, Pavlov foi influenciado pelos trabalhos de Leipzig, chegando a tentar criar várias cadeiras na Universidade de S. Petersburgo. O principal interesse de investigação de Pavlov passou pelo estudo da digestão em cães, juntamente com Heidenhain. Os resultados dessas investigações dinamizaram vários campos da Medicina e Psicologia, concedendo a Pavlov a receção do Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina, em 1904.

A experiência de Pavlov consistia na colocação de uma bolsa externa em cães, de forma cirúrgica. Tentando perceber os processos fisiológicos de salivação, Pavlov associou um estimulo neutro ao processo. Sempre que os cães eram alimentados, Pavlov agarrava num sino e fazia-o soar. No próximo passo do processo, Pavlov fazia soar o sino para que os cães percebessem que estaria na hora de comerem. Finalmente, Pavlov retirou a comida e, ao fazer soar o sino, os cães acabavam por salivar como se fosse altura de serem alimentados. Este processo ficou conhecido como Condicionamento Clássico. 

Os estudos de Leipzig, o trabalho de Pavlov e a evolução da intervenção psicológica em crianças gerou diversas Teorias da Aprendizagem. Grandes nomes como Jean Piaget, Lev Vygotsky, B.F. Skinner, Edward Thorndike e Albert Bandura ficaram associados ao campo da Aprendizagem, originando vários conceitos e teorias. Para a Teoria da Aprendizagem, todos os comportamentos podem ser aprendidos e, por consequência, modificados.

Desta forma, surge o movimento do Comportamentalismo. Este movimento teórico dá relevância ao comportamento e como surge e pode ser modicado. Para o Comportamentalismo, cognições e emoções não são consideradas já que todos os comportamentos e aprendizagens podem ser adquiridas por mecanismos de Condicionamento Clássico, Condicionamento Operante ou Modelagem. 

O objetivo da Terapia Comportamental, para os chamados transtornos mentais, é o reforço dos comportamentos desejáveis e a extinção ou modificação de comportamentos indesejáveis ou desadaptativos, fazendo uso de técnicas de exposição, imersão, dessensibilização sistemática, contratos comportamentais ou sistemas de economia de fichas. 

Terapia Comportamental pode ser aplicada com adultos ou crianças, caracterizando-se por ser uma terapia bastante diretiva e forte na parte de psicoeducação. É caracterizada por ser uma intervenção estruturada, breve e semanal. A grande limitação da Terapia Comportamental clássica é não dar a relevância que as cognições e emoções têm na mudança e manutenção de novos hábitos. 

Atualmente, é raro encontrar um terapeuta comportamental clássico. Embora os princípios da Terapia Comportamental continuem a sobreviver, esta foi absorvida e integrada em novas formas de Psicoterapia. Alguns exemplos são a Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia Cognitivo-Comportamental em forma de Play Therapy com crianças, Dessensibilização Sistemática, Terapia de Aversão, Terapia Multimodal e Terapia Dialética Comportamental. Investigação sugere que a Terapia Comportamental e técnicas têm-se mostrado eficazes na intervenção de Perturbações de Ansiedade, Stress Generalizado, Bulimia, Controlo de Impulsos e Raiva, Depressão e Abuso de Substâncias, por exemplo. 


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